Curso de Beadwork

curso_beadwork_cecilia_pardini_3

Mas afinal de contas, é miçanga ou missanga? Tanto faz. Ambas as grafias existem no Português e estão corretas. Seja qual for a forma escolhida, miçangas são pequenas contas fabricadas em uma ampla gama de formas, tamanhos, cores e acabamentos.

Atualmente, o vidro é o material mais usado na fabricação de miçangas, embora metais e cerâmica já tenham sido empregados no passado. As miçangas modernas de alta qualidade – ou seja, de alta precisão – são fabricadas, em sua maioria, no Japão e República Checa. As miçangas japonesas merecidamente têm a reputação de serem as mais uniformes quando o assunto é tamanho, cor e acabamento. Além do bordado, essas pequenas preciosidades são usadas na confecção de peças e acessórios com as mais variadas técnicas, como por exemplo os pontos peyote e tijolo. Esse trabalho é conhecido como beadwork, ou seja, a arte de unir uma miçanga à outra através de entrelaçamento com linhas, fios, cordões ou fios metálicos. O beadwork também inclui a utilização do crochê, tricô ou tear na confecção de peças únicas.

Até pouco tempo, o beadwork era apenas um passatempo criativo, mas com a evolução do setor e disponibilização de acabamentos refinados, como ouro 24k e paládio, passou a ser empregado na criação de joias. No extenso leque de tamanhos, cores, formatos e acabamentos, o designer de joia encontra fonte inesgotável para criar peças que mesclam materiais e técnicas.

Neste curso de beadwork o aluno aprenderá 2 pontos: peyote e margarida. Com essas técnicas, ele executará em aula 4 peças diferentes, desenvolvendo, assim, habilidade para criar suas próprias peças no futuro. Todas as contas utilizadas no curso são de fabricação japonesa, as melhores disponíveis no mercado. O toque de sofisticação que garantirá o título de joia a 2 das peças são as contas folheadas em ouro 24k.

A escola fornece todo material para a realização do curso: apostila com gráficos e fotos (em CD), 2 tipos de contas japonesas, linha, agulha, tesoura e outros itens necessários* à montagem das peças também folheados a ouro.

* Os itens para montagem serão fornecidos no ato do curso e poderão diferir daqueles anunciados em função de sua disponibilidade nos fornecedores.